Passar para a navegação primária Passar para o conteúdo Passar para o rodapé

COVID-19

Manual de Boas Práticas e Medidas de Segurança Covid-19

A Extremo Ambiente opera no mercado de excursões e eventos corporativos desde 2004, fornecendo um serviço de excelência e qualidade a empresas, operadores turísticos que representam a maior parte dos mercados europeus, DMC’s, Agentes de viagens e Shorex.

O Turismo de Portugal distinguiu a Extremo Ambiente com o selo Clean & Safe em reconhecimento das boas práticas na implementação das recomendações da OMS – Organização Mundial de Saúde  e do SNS – Serviço Nacional de Saúde referentes à Covid-19.


1) Selo Clean & Safe - Extremo Ambiente

O Turismo de Portugal criou o selo “Clean & Safe” que distingue empresas do setor turístico que cumpram os requisitos de higiene e limpeza para a prevenção e controle da Covid-19.

Este selo oferece às empresas uma ferramenta que as certifica como seguras, garantindo a confiança do turista no seu destino.

Essas medidas requerem a criação de um protocolo interno, em conjunto com as recomendações da DGS – Direção-Geral da Saúde, que garantam a higiene necessária para evitar riscos de contágio e que garantam procedimentos seguros para a operação das suas atividades turísticas.

Poderá saber mais sobre esta distinção aqui.

2) O Que Deve Trazer Consigo

Leia com atenção – este é um fator de eliminação da digressão.

Ao comprar um bilhete ou ao realizar uma reserva, tem a garantia que nos nossos tours nos esforçamos ao máximo por cumprir com todas as normas e regras de higiene e segurança impostas pela OMS no intuito de diminuir riscos de acidente e salvaguardando ao máximo a sua Saúde.

Para sua segurança e dos outros excursionistas, é obrigatório apresentar-se no local combinado para o pick up ou para início do tour com:

– Bilhete
– Uma Garrafa de Água Para Evitar a Necessidade de Deslocações a Estabelecimentos
– O Seu Próprio Equipamento de Protecção Individual – EPI com pelo menos 2 máscaras, 1 kit de gel desinfectante ou similar com álcool a pelo menos 70%
Telemóvel
– Um Contacto Telefónico Para Urgências
– Passaporte ou Cartão de Cidadão
– Óculos (ex.: óculos de sol)
Dinheiro

 

3) Termo de Responsabilidade

Antes de iniciar o tour é obrigatório assinar um termo de responsabilidade onde declara estar de boa Saúde e que:

– Confirma que não tem nenhum sintoma de Covid-19
– Compromete-se a manter a distância entre os demais, não falando directamente para o guia/outros e só tocando no necessário

Deverá cumprir com todas as disposições impostas pela Organização do passeio ao longo do dia, concordar com a alteração das rotas previstas no programa em caso de necessidade e assumir a responsabilidade pelos seus actos.

4) Medição de Febre e Sintomas

Após a assinatura do termo de responsabilidade é necessário cumprir com o protocolo que diz respeito à medição da febre e teste de álcool de acordo com o tour em que vai participar.

Em caso de ter febre igual ou superior a 37,5º activamos o protocolo de emergência SNS24 através da sua linha de apoio disponível 24h00 (+351 808 24 24 24) ou a linha de emergência médica 112.

Informamos ainda a recepção do local onde se encontra alojado e o operador responsável pela sua viagem.

Em caso de deteção de sintomas relacionados com a doença, como por exemplo tosse, ou acusar álcool no sangue, não lhe será permitido participar no tour e perde automaticamente o direito ao reembolso do mesmo.

5) As Nossas Medidas de Segurança

Levamos muito a sério e mantemo-nos atentos à evolução da pandemia que atingiu o mundo.

Nesse sentido trabalhamos para assegurar e implementar todas as medidas de segurança de higiene e de saúde dos nossos clientes e guias.

Seguimos também atentamente as medidas que o governo de Portugal e que a DGS decretam, mantendo a segurança e fazendo constantes atualizações aos procedimentos de higiene.

5.1) Clean & Safe Briefing

Antes de iniciar o tour e já com todos os participantes devidamente equipados com material de higiene e segurança o guia desinfecta as mãos de todos e explica quais os procedimentos a adoptar durante o tour no que diz respeito:

– À abertura e fecho de portas
– Ao distanciamento social
– Ao lugar onde os excursionista irão sentados (não se poderá trocar de lugar)
– Ao contacto com as mãos
– Às visitas e pontos de interesse durante o tour, nomeadamente como deverá ser o comportamento para evitar riscos desnecessários com terceiros
– À utilização do caixote do lixo para contaminados existente a bordo
– Ao reconhecimento e obediência das regras de higienização do grupo impostas

5.2) Antes do Tour

O nosso staff recebeu formação adequada para cuidar de qualquer emergência ou imprevisto que possa surgir ao longo do tour e para gerir dentro e fora da viatura a higiene e limpeza dos excursionistas.

Antes do tour:
– Todo o staff mede a sua temperatura corporal
– Todo o staff inicia o trabalho com roupa lavada
– Todo o staff utiliza sempre máscara de proteção
– Todo o staff utiliza óculos
– Todo o staff dispõe de sistema de comunicações

O staff verifica ainda se a bolsa de primeiros socorros está completa.

5.3) Durante o Tour

– Evitamos o discurso de proximidade e tentamos manter a distância de segurança
– As janelas dos veículos mantêm-se abertas
– Realizamos paragens para desinfeção de mãos e puxadores de portas
– Controlamos ao máximo todas as movimentações dos clientes dentro e fora das viaturas para evitar riscos

5.4) Depois do Tour

Damos continuidade ao procedimento de higienização e limpeza após a sua experiência.

O nosso staff:
– Deita fora o lixo do saco dos contaminados que se encontra dentro do veículo fazendo a devida substituição por um novo
– Higieniza e recarrega o dispensador de gel desinfectante
– Lava e limpa a viatura bem como todos os materiais utilizados durante o tour
– Higieniza a viatura com desinfectante apropriado
– Coloca toda a roupa utilizada para lavagem, toma banho e desinfeta-se
– Após o horário de trabalho cumpre com o distanciamento social e as regras de higiene

6) As Nossas Medidas de Segurança - Veículos

Antes de qualquer tour, os veículos são higienizados e desinfetados, especialmente em 11 pontos fundamentais:

1) Puxadores interiores e exteriores
2) Chão
3) Bancos
4) Cintos de segurança
5) Vidros
6) Elevadores das portas
7) Trincos
8) Volante
9) Tablier
10) Consola
11) Tecto / Rollbar

O veículo dispõe de caixote do lixo para contaminados, higienizado e com saco limpo.

6.1) Outras Medidas

A bordo dos veículos, os excursionistas têm à disposição o nosso kit “Clean & Safe” composto por máscaras descartáveis, desinfectante / gel e primeiros socorros para serem utilizados/manuseados de acordo com as instruções do Guia / Motorista.

A bordo dos veículos está afixada literatura sobre o “Clean & Safe” referente ao Covid-19.

7) Os Nossos Fornecedores

Todos os nossos fornecedores (restauração, cafés e bares, parceiros náuticos, adegas, quintas, artesãos ou destilarias) cumprem com normas de segurança específicas no que diz respeito ao “Clean & Safe”.

Estas normas são sempre aplicadas e explicadas aos clientes pelo nosso guia / Motorista no decorrer dos tours.

 

circle